Você quer saber o contato de uma empresa. Corre para a lista telefônica e… a empresa não está lá. Agora imagine essa situação nos dias de hoje. Em vez de recorrermos à lista, vamos até o computador, colocamos o nome da empresa no Google e a decepção é a mesma se não achamos nada por lá. Ou pior: se o que achamos não nos ajuda em nada.
Procurar a empresa na internet e não encontrar ela em nenhuma mídia social pega super mal. O consumidor, especialmente o brasileiro, está super conectado com as redes sociais e espera isso das marcas também.
Confira alguns motivos para não perder tempo e começar hoje mesmo a deixar sua empresa mais social:
Credibilidade
A partir do momento em que o consumidor percebe que as mídias sociais da sua empresa estão atualizadas e que a marca tem a preocupação de oferecer conteúdo relevante para os públicos ele nota um valor a mais no seu negócio. Esse posicionamento faz sua marca ter mais credibilidade no mercado.
Monitoramento da marca em Mídias Sociais
As mídias sociais são um excelente canal para você saber o que as pessoas estão pensando sobre a sua marca. Elas servem de termômetro para você entender se um produto ou serviço agradou mais ou menos. Aproveitando a grande possibilidade de interação desses canais você pode se comunicar com seus públicos, agradecendo elogios, encaminhando reclamações e criando assim um relacionamento. Isso é muito valioso para quem quer construir um bom posicionamento digital.
Entenda os seus públicos
Ser presente digitalmente é uma ótima oportunidade para compreender melhor o comportamento dos seus públicos. Por meio dos relatórios que a maioria das redes oferece é possível entender qual é a faixa etária mais participativa, onde moram seus seguidores, que tipo de conteúdo eles mais acessam, em que horário etc. Tudo isso vai lhe fornecendo informações para traçar um perfil dos seus fãs e a partir daí você pode investir em ações que sabe que terão mais audiência para eles, não só no ambiente on-line.
Crie engajamento e fãs da marca
Como elas funcionam nesse esquema de rede, em que muitas pessoas estão conectadas a outras, as mídias sociais têm o poder de criar um engajamento entre os públicos. Por meio de conteúdo de qualidade e um trabalho de relacionamento com os consumidores você pode começar a ter fãs da marca. Esses usuários, além de serem influenciadores extremamente positivos, acabam se tornando porta-vozes do seu negócio, disseminando suas ações e sendo excelentes agentes a favor da marca.
Seja Referência
Lembra dos seus professores de ensino médio? Eles eram referência para você em determinados assuntos porque você sabia que eles tinham muito conhecimento sobre ele, mas isso só era possível porque eles compartilhavam esse conhecimento com os alunos. Na internet a ideia do compartilhamento permanece. Se o consumidor percebe que uma marca produz constantemente conteúdos interessantes sobre o seu segmento, oferecendo posts, artigos, cases, e-books, vai começar a enxergá-la como alguém com autoridade sobre determinados temas e assim a marca vira referência de conteúdo.
Agora cabe um alerta. Não comece estratégias se você não dará conta do trabalho. Muita gente acha que é fácil, que qualquer pessoa pode cuidar do Facebook da empresa, mas não é bem assim. Essa escolha exige atenção, dedicação, seleção criteriosa dos materiais que serão publicados e pessoas capacitadas para desenvolverem essas atividades. Por isso, se for para manter uma página desatualizada, com conteúdo ruim ou cheia de erros é melhor ficar fora das mídias sociais. Vai ser ruim, mas é menos prejudicial do que uma impressão de desleixo e falta de comprometimento aliada à sua marca.
Por outro lado, como vimos, se você procurar desenvolver ações interessantes nas mídias sociais do seu negócio verá que a chance de ter resultados positivos é bem grande. Crie uma presença digital de qualidade por meio das redes sociais. Se optou por ter esses canais, é interessante publicar conteúdos relevantes para o seu público, ele vai lhe agradecer e, de quebra, fará propaganda gratuita para a sua empresa.
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